IPVA 2019 SP DETRAN → Consulta, Tabela, Pagamento – [VALOR]

O IPVA 2019 SP é um tributo estadual cobrado anualmente a todos os proprietários de veículos como carros, motos, caminhões, etc. O valor cobrado pelo tributo possui critérios distintos em cada estado, porém o valor venal da propriedade é um dos fatores que são levadas em consideração.

Deixar de pagá-lo impossibilitará que os motoristas obtenham o licenciamento anual, impedindo que o carro fique em situação regular perante o órgão de trânsito.

Por isso é muito importante ficar a par do calendário oficial de pagamento do IPVA São Paulo, assim como o funcionamento da cobrança do imposto para não ter problemas com o Detran SP. Para ajudá-los, trouxemos informações e dicas muito importantes para todos os motoristas do Estado de São Paulo. Confira!

IPVA 2019 SP

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido como IPVA São Paulo, é um tributo cobrado pelo Governo Estadual a todos os proprietários de veículos automotores que transitam em vias terrestres. Geralmente, os motoristas pagam o IPVA junto com outro tributo obrigatório, o DPVAT SP, em cota única ou parcelado em três vezes.

IPVA 2019 SP

A arrecadação funciona da seguinte maneira: 50% do valor é repassado para as cidades que registraram os veículos e 50% via diretamente para os cofres do Estado. Diferente do Seguro Obrigatório, que é convertido na cobertura a acidentes sofridos por veículos automotores de vias terrestres, o IPVA não possui nenhum propósito.

O dinheiro recolhido tem como único objetivo aumentar a arrecadação de imposto por parte do Governo do Estado de São Paulo, assim como acontece nas demais unidades federativas brasileiras.

Todos os anos o Detran divulga o calendário de pagamento do IPVA SP. Deixar de pagar o tributo impedirá que os motoristas realizem o licenciamento anual, impedindo que esses veículos transitem pelas vias de São Paulo. Caso seja pego transitando nessas condições, o veículo está passível a multas e o motorista perder pontos na CNH.

Consulta IPVA 2019 SP

Através do site do Detran SP é possível obter uma série de recursos e informações. Se você deseja saber se há algum débito relacionado ao IPVA, basta entrar no portal do departamento de trânsito e inserir as informações do veículo a ser consultado.

Dentro de poucos segundos será possível visualizar todas as informações sobre as multas recebidas, como dia, horário exato e o valor das mesmas, além de todos os débitos.

Confira, a seguir, como fazer consulta IPVA SP:

IPVA 2019 SP

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 01: Entre na página da consulta do IPVA através do endereço a seguir: www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/.


Passo 02: Agora, na parte “Débitos do Veículo”, leia as instruções e depois clique em “Consultar”. Em seguida será necessário informar o número do Renavam e da Placa do veículo que deseja consultar. Informe o código de segurança que está aparecendo e depois clique em realizar a consulta.


Passo 03: Dentro de poucos segundos será possível visualizar a relação dos anos pagos e dos que faltam a pagar. Além disso, o motorista poderá visualizar o calendário de vencimento e orientações para quitar os débitos disponíveis.


Se a dívida for alta, é possível entrar em contato com o Detran SP para ver qual é a melhor forma de parcelar a dívida.

Tabela IPVA 2019 SP

O calendário de pagamento IPVA SP mostra os dias em que os proprietários de veículos automotores de vias terrestres deverão realizar o pagamento do IPVA. O calendário leva em consideração o número final da placa da propriedade e a forma como o imposto será pago.

Visualize abaixo a tabela IPVA 2019 SP, acesse:

IPVA 2019 SP

O calendário de pagamento é publicado no site da Secretaria de Fazenda. A tabela traz informações referentes ao pagamento do IPVA São Paulo de Automóveis, Camionetas, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares e Caminhões e Caminhões-tratores.

Pagamento IPVA 2019 SP

Para fazer o pagamento do IPVA, a primeira a ser feita é realizar a impressão da guia de pagamento no site da Fazenda, siga os passos abaixo:

  • Acesse a página http://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/;
  • Clique em débitos de veículos.
  • Depois de visualizar o valor simulado a ser pago, clique em gerar boleto.

Veja a lista de bancos que aceitam o pagamento:

  • Bancoob;
  • Bradesco;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Citibank;
  • Daycoval;
  • Hsbc;
  • Itaú;
  • Mercantil do Brasil;
  • Rendimento;
  • Safra;
  • Santander.

Basta ir em qualquer agência de um dos bancos acima, com o boleto e o valor a ser pago de IPVA SP em mãos. Ao chegar no local, entregue o boleto e o dinheiro para a atendente. Ela registrará o pagamento da dívida no sistema e entregará o comprovante da quitação em suas mãos.

Para quem pagar no Banco do Brasil, a pendência é retirada no sistema após o valor for registrado.


O IPVA 2019 São Paulo é cobrado anualmente e deixar de pagá-lo poderá resultar em uma série de consequências negativas para os proprietários de veículos. Por isso é muito importante ficar de olho no calendário oficial e em todas as informações relacionadas ao pagamento do imposto.

Dúvidas sobre o IPVA 2019 SP? É bem simples solucioná-las, é só deixar um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *